terça-feira, 27 de setembro de 2011

Olhos de vidro e feira das nações

 

No último dia 23 aconteceu em nossa escola a mostra cultural com alguns dos trabalhos realizados pelos alunos no último trimestre. Acompanhe abaixo alguns destaques:

Exposição “olhos de Vidro”

DSC02556

Foram expostas mais de 400 fotografias da região de Nova Almeida à Aracruz. Os alunos retrataram os pontos positivos e negativos da comunidade onde estão inseridos. O trabalho foi fruto de um projeto interdisciplinar das disciplinas de Artes, Sociologia e História. À seguir, um texto de apresentação do projeto, escrito pelo professor de sociologia Hugo Felipe Quintela.

“OLHOS DE VIDRO”

“Pela janela do quarto, pela janela do carro, pela tela, pela janela, quem é ela? Quem é ela? Eu vejo tudo enquadrado”.

Adriana Calcanhoto

O fascínio da fotografia sobre todos nós está naquilo que por meio dela nossos olhos visitam em nosso passado, no de nossos antepassados e de nossos contemporâneos. Está também na nossa estranha relação com os álbuns de família ou as caixas de sapato em que guardamos esses ícones da nossa memória afetiva.  Assim sendo a fotografia nos traz sentimentos e sensações que durante nosso dia a dia quase não os percebemos. Além disso a fotografia é uma fonte muito rica para a interpretação das relações sociais, porém tem uso ainda restrito pelas disciplinas do ensino médio. Aprimorar esse uso por meio de uma nova perspectiva do conhecimento foi o que os professores de artes, história e sociologia propuseram aos alunos da Escola Antônio José Peixoto Miguel .

A fotografia em si não tem conteúdo artístico-histórico-sociológico, a não ser que se faça uma leitura dela. A imagem não tem conteúdo independente do seu tempo e espaço. “Mas ela apresenta indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social e de maneiras de ver o mundo que tornam possível percebê-la como uma ferramenta de ensino de grande valor para conhecimento dos alunos. Uma das conseqüências de usar a fotografia como ferramenta de ensino é que passamos da “voz” a criatividade e as subjetividades dos alunos, sendo assim o mesmo tem oportunidade de revelar criatividades e habilidades que na sala de aula ficam abafadas. Contribuir para que os alunos expressem suas criatividades e habilidades favorecem a eles a oportunidade de se tornarem críticos em relação ao meio no qual ele está inserido, foi o que esse projeto teve por objetivo, tirando do aluno e da fotografia o que eles podem dar.

Uma fotografia não é apenas uma imagem, mas um conjunto imenso de subimagens que podem ser lidas – que inevitavelmente poderá tirar também dessa leitura muita informação sobre uma mentalidade, sobre uma sociedade, sobre a história de um povo e em especial como os alunos enxergam a realidade de Nova Almeida no município da Serra. Pois o modo como as pessoas estão vestidas, como elas olham, como posam ou não, seus adornos, os cenários e a confrontação entre cada um desses elementos formam um conjunto imenso de fatores em uma imagem.

 

Professores envolvidos:

Artes: Manoel Ricardo Moratti

História: Neusa Soares

sociologia: Hugo Felipe Quintela

Veja abaixo algumas das fotografias da exposição:

001 (35)

Outro ponto alto foi a feiras das nações:

DSC02509

Fotos das apresentações:

 

Estandes das diversas culturas com suas comidas típicas:

DSC02544

 

Cantinho da leitura e outras exposições:

DSC02550

Nenhum comentário:

Postar um comentário